Problemas com microfonia



Sabe quando você está assistindo uma banda ou tocando com a sua e derrepente você ouve aquele som super agudo que te deixa quase surdo?
Pois é, se chama microfonia. Nos termos técnicos "microfonia" se chama "realimentação positiva", mas não vamos falar de termos técnicos, pois a nossa linguagem é sempre direta para fácil compreensão.
A microfonia geralmente acontece por vários motivos, um deles é você deixar o microfone diretamente direcionado para a caixa de som, ou seja a "microfonia" acontece porque o microfone capta o som da caixa de som, que por sua vez reproduzirá o som novamente e passará novamente para o microfone, e assim sucessivamente, como se fosse um círculo.


Bem, probemas de microfonia acontecem muito em retornos de palco, verifique se todos os cabos de microfones são iguais, quero dizer se estão ligados nos plugs de mesma maneira, exemplo; Se um cabo estiver com o positivo ligado no pino 2 do canon e outros estiverem com o positivo no pino 3, está aí mais um motivo para "microfonia", cabos com polaridades invertidas também causam microfonia.


Quando for tocar com a sua banda afaste bem o "PA" para os lados, ou seja, as caixas de frente, porque se ficarem muito perto também poderão causar microfonia pela quantidade de microfones que se utiliza na banda.


Para o retorno também deve se utilizar amplificadores potentes, pois não parece, mas na minha banda utilizavamos amplificadores fracos e havia muito problema com a "microfonia", depois que trocamos para uns bem fortes diminuiu bastante o problema.


Se você tomar cuidado para não apontar microfones diretemante para as caixas, revisar todos os cabos para que fiquem todos iguais, colocar amplificadores fortes no retorno, afastar as caixas do PA, estará com seu problema quase sanado. Claro que também não se deve exagerar com o volume dos microfones .


Podem seguir estas dicas aposto que vai ajudar e diminuir em 80% o problema da "microfonia".


Falo porque já segui estes passos com a minha banda e hoje está muito legal, raramente passamos por este problema, que apesar de encomodar a gente emcomoda o público mais inda.


Boa sorte com seu som.


Para saber mais sobre grave, médio e agudo "clique aqui"


Para saber mais sobre plus canon, p10, etc "clique aqui"

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
0 Comentários em "Problemas com microfonia"

Back To Top