Como tirar ruídos da gravação


Sei que oque vou falar vai ser muito útil, vou direto ao assunto pois é um processo muito interessante e proveitoso no dia a dia de quem faz gravações e depois precisa retirar ruídos.

Certo dia, um amigo que trabalha em uma rádio me ligou e pediu para que eu retirasse um ruído contínuo de uma gravação telefônica, então fui lá e retirei. Antes de me chamar, ele procurou pela internet e não encontrou nada muito explicativo. Por isso resolvi escrever e falar um pouco mais sobre este assunto.

Então vamos lá, no caso de uma gravação telefônica, com um ruido médio de fundo, pelo processo que vou citar temos uma melhora de até 95%.

Como sempre faço pelo Samplitude é por onde eu darei as dicas.

Pimeiro abra o "Samplitude" aperte a letra "W" no teclado, vai abrir uma pequena janela. Carregue seu áudio pretendido.

Estando com o áudio aberto no Samplitude, vá até um trecho da gravação onde você só ouve o ruído, selecione uma pequena parte da gravação "do ruído" então vá até o menu da barra superior e clique em "EFFECTS" depois clique em "get noise sample", que quer dizer "obter uma amostra do ruído" que no caso é do ruído que você quer retirar da gravação.

Agora se você ja obteve uma amostra do ruído, selecione todo o áudio que você pretende retirar o mesmo e vá novamente em "EFFECTS", clique em "noise reduction", nesta função você trabalhará somente a diminuição do ruído, deixando normal o resto do áudio. Interessante não?

Se você clicou em "noise reduction" abrirá uma janela com as funções de amenização do ruído, você só precisará regular.

Vou dar explicações o mais simplificado possível. Na figura abaixo tem duas setas vermelhas indicando onde você deve colocar o número "2".

Veja que no gráfico ao lado tem uma amostra do áudio em azul e outra em amarelo, com o botão ao lado da seta amarela que eu indiquei você deve regular até que o gráfico de som azul fique igual ao amarelo.



E a seta azul mostra onde você deve escolher a frequência do seu ruído, se o ruído é grave você clica em low, ruído médio em médium e agudo em high. Depois você vai movendo o cursor ao lado da ceta azul até que um desenho do gráfico sobreponha totalmente o outro. Neste caso, o gráfico azul está totalmente atrás do amarelo, esta é a regulagem correta.
Veja na figura abaixo:



Você pode tentar várias regulagens dentro desta janela do programa, o importante é fazer com que um gráfico sobreponha totalmente o outro, pelomenos comigo sempre funciona e o resultado é impressionante, antes de salvar clique em "PREVIEW" se estiver bom clique em "OK" e está pronto.

O "Noise Reduction" pode funcionar em vários outros programas de áudio, dei como exemplo o samplitude porque trabalho com ele e sei que funciona.

Boa sorte!

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
0 Comentários em "Como tirar ruídos da gravação"

Back To Top