Gravação estéreo


Voltando a falar de gravações, quero hoje dar umas dicas de estéreo.


Muitos iniciantes no ramo da gravação não sabem o porque e como fazer a gravação estéreo, eu também não sabia é claro. O estéreo é que da vida a música.

Para obter um som estéreo necessita-se pelomenos de duas caixas de som, por exemplo, as do seu computador, ou os fones de ouvido com lado
"R", "L" Direito e esquerdo para se ter uma referência.


Vou começar como exempo com um som de guitarra, ela é gravada duas vezes na mesma música com o mesmo ritmo, só que depois utizando o "PAN", colocamos a primeira gravação da guitarra para rodar no Lado R e a segunda gravação no Lado L.

O som fica muito bom, pois nunca o guitarrista vai conseguir tocar idêntico as duas vezes. O efeito que se ouve enquanto os sons da guitarra estão tocando é de atraso e adiantamento uma contra a outra, formando assim um efeito muito bonito.

Os back vocais também podem ser distribuídos um para cada lado e até um para os dois lados deixando assim o PAN no meio na hora de editar a gravação.

Os tons da bateria são gravados como:
Tom1 no lado R, Tom2 com o Pan no meio da regulagem e Tom3 no ladoR, o surdo pode ficar com o som igual em ambos os lados. Quando regulada assim e o som rodando parece que você está na frente da bateria, pois o efeito é que o som vai passando de uma caixa de som para a outra.

Os teclados musicais vem com uma saída estéreo já com os seus sons programados para saírem em ambos os lados R e L fazendo assim efeitos muito legais.

Uma boa música deve ser cuidadosamente dividida por canais, para parecer que estamos em um ambiente em meio à música.

Estas são somente algumas dicas, podemos utilizar efeitos diversos para produzir estéreo, mas por exemplo; A gravação da guitarra é feita como citei acima em praticamente todos os estúdios musicais.

Se você está começando a fazer gravações estéreo acho que minha dica vai ajudar.

Compartilhe:

Facebook Twitter Google+
0 Comentários em "Gravação estéreo"

Back To Top